INGREDIENTES DA RECEITA

  • 10 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água
  • 300 g de manteiga cortada em cubos
  • 550 g de chocolate meio amargo ralado

Avalie Essa Receita
VN:F [1.9.22_1171]

O Receitas com Amor vai te ensinar como fazer Bolo de Chocolate sem Farinha da Ana Maria Braga. Aqui você encontra diversas formas de preparo que ficam muito gostosas. Para quem não gosta de ter muito trabalho na cozinha, tem até opção de bolo de chocolate rápido no liquidificador. Sem falar que você pode fazer coberturas e recheios com ingredientes diferentes. Os bolos mais tradicionais levam granulado, mas você pode encontrar aqui uma cobertura mais especial, para dar ainda mais sabor para o seus bolos e tortas. É só escolher uma receita e mãos na massa!

Modo de preparo:

Numa batedeira bata os ovos com açúcar até que dobre de volume.Obs: não pode incorporar muito ar nesta mistura. Reserve.

Numa panela, fora do fogo, misture açúcar e água, até que o açúcar esteja dissolvido. Leve a panela ao fogo médio até obter uma calda rala (de 6 a 8 minutos). Reserve até que fique numa temperatura de morno para frio.

Numa outra panela em banho-maria, em fogo médio, derreta manteiga cortada em cubos com chocolate meio amargo ralado. Junte a calda rala de açúcar (reservada acima) e misture.

Despeje a mistura de chocolate acima nos ovos batidos (da batedeira), e com o auxílio de uma colher, misture rapidamente para que a mistura de chocolate não cozinhe os ovos, tomando o cuidado de não bater para não incorporar ar.

Numa fôrma redonda untada (de 28 cm a 32 cm de diâmetro X 6 cm de altura) e forrada com papel manteiga coloque a mistura acima.

Envolva a fôrma totalmente com papel filme (ou papel alumínio) e leve para assar em banho-maria a 180ºC por 1 hora a 1 hora e 15 minutos.

Desenforme o bolo e sirva regando azeite extra-virgem aromatizado com hortelã e chantilly batido com baunilha. Este bolo não vai na geladeira.