INGREDIENTES DA RECEITA

  • 3/4 xícara (170 g) de manteiga sem sal, amolecida
  • 2 xícaras (460 g) de açúcar mascavo
  • 2 colheres de chá (10 ml) de extrato de baunilha
  • 3 ovos, à temperatura ambiente
  • 1 e 3/4 xícaras (220 g) de farinha de trigo
  • 3/4 xícara (90 g) de cacau em pó sem açúcar
  • 1 e 1/4 colher de chá (7 g) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá (5 g) de fermento em pó
  • 1 colher de chá (10 g) de sal kosher
  • 1 e 1/2 copo (360 ml) soro de leite coalhado, à temperatura ambiente
  • 1/4 xícara (59 ml) de maionese
  • Para a Buttercream:
  • 5 claras de ovo (150 g)
  • 1 e 1/4 xícara (250 g) de açúcar refinado
  • 1 e 1/2 xícaras (340 g) de manteiga cortada em cubos
  • 2 colheres de chá (10 ml) de extrato de baunilha
  • pitada de sal
  • 150 g de chocolate meio amargo
  • Algumas gotas de óleo de aroma de morango, ou 2 colheres de sopa (30 ml) de purê de morango
  • Algumas gotas de gel de cor-de-rosa

Avalie Essa Receita
VN:F [1.9.22_1171]

O Receitas com Amor vai te ensinar como fazer Bolo Napolitano. Para aqueles dias em que você quer uma refeição leve e nutritiva, essa é a receita ideal! Tem um gostoso contraste de texturas e um perfume  maravilhoso. Vale experimentar!Esta é uma daquelas preparações que não se precisa comentar. E é sempre muito gostosa. Achei essa receita super fácil. Você quer presentear os seus amigos e familiares com um mimo muito especial, quando eles forem te visitar, não é? Mas o cardapio deve ser a cara dos convidados e ainda precisa caber no bolso. Para ajudá-la a encontrar a receita certa, selecionamos o que há de melhor. Primeira regrinha: nunca se esqueça que, cozinhar, além de ser uma arte, é um grande prazer e também um ato de muito carinho e responsabilidade. É em torno de uma mesa que trocamos ideias. E quanto mais amor e dedicação a comida servida trouxer mais especiais serão esses encontros.

Hoje tem um pratinho aqui muito saboroso e fácil de fazer. Eu sou super fã de comer, e por isso adoro cozinhar e  incrementar os meus pratos, essa receita ficou uma gostosura!! Espero que vocês gostem também. Então,mãos na massa e  vamos pra cozinha preparar essa receita. O resultado?  E não é que o resultado foi muito apreciado aqui em casa. Vamos ao preparo então? junte todos os ingredientes siga as dicas e o passo a passo do Receitas com Amor e pronto. Surpreenda sua familia e convidados com essa suculenta receita é só se preparar para os elogio.Vamos ao preparo então?  A receita do dia hoje vai ser  simplesmente maravilhosa e fácil de fazer.
Preparo para o bolo:

Pré-aqueça o forno a 200° C. Unte e enfarinhe 3 fôrmas redondas. Reserve.

Em uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar mascavo e baunilha em velocidade média-alta até ficar um creme claro e ligeiramente aumentado em volume, cerca de 5 minutos. Baixar a velocidade para média e adicionar os ovos, um de cada vez, misturando até que cada um incorpore antes de adicionar o seguinte.
Peneire a farinha, o cacau em pó, o bicarbonato e o fermento em pó em uma tigela a parte. Adicionar o sal aos ingredientes secos após a peneiração e misture os ingredientes secos.
Alternando os ingredientes secos e o leite talhado no creme de manteiga, começando e terminando com os ingredientes secos. Misture até ficar bem homogêneo. Acrescente a maionese por último.
Divida a massa uniformemente entre as forminhas preparadas. Se possível, pesar a massa, (454 g cada) e asse por cerca de 30 minutos. (faça o teste do palito).
Quando assar, retire do forno, espere uns 20 minutos antes de desenformar e raspar a casquinha.

Para o Buttercream:

Adicione as claras e o açúcar e cozinhe em banho-maria (água não fervente), mexendo constantemente, mas delicadamente, até que dissolva o açúcar completamente.
Bata na batedeira por cerca de 10 minutos em velocidade alta. Mude para o acessório pá e, com batedeira em velocidade baixa, acrescente a manteiga amolecida em pedaços até que incorpore, e misture até que tenha alcançado uma textura suave e sedosa.
Adicione a baunilha e o sal, continuando a bater em velocidade baixa até misturar bem.
Dividir o buttercream em 3, e saborizar 1/3 de chocolate outro 1/3 de morango. Deixe o retante normal. Para o de chocolate, adicione o chocolate amargo derretido e frio e misture até incorporar. Para o de morango, adicione algumas gotas de óleo de aroma de morango ou 1 a 2 colheres de sopa de purê (ou pasta) de morango. Adicione algumas gotas de corante em gel rosa.
Cubra com um filme plástico e leve à geladeira por 15 minutos no congelador.
Monte o bolo em camadas, como na foto.

Notas

* O bico usado foi o 8B da Wilton
* Mantenha o buttercream em recipiente hermético na geladeira por até uma semana, deixando chegar em temperatura ambiente, quando for usar, e bata na batedeira por 5 minutos para voltar a ficar cremoso.
* Pode congelar buttercream por até 6-8 semanas. Para descongelar, coloque a noite na geladeira, retire, espere chegar a temperatura ambiente e bata por 5 minutos com a pá na batedeira.